quinta-feira, 30 de dezembro de 2010

Internet transmitida pela luz

Eis que surge uma inovação que irá revolucionar o uso da internet: Internet transmitida pela luz! Mas como isso é possível?

Conhecido como LVX (menção ao termo latim “lux” que significa luz), o projeto tem como objetivo iluminar os cômodos e prover o acesso à internet ao mesmo tempo. No lugar das lâmpadas convencionais, são instalados no teto conjuntos com sensores e diversas lâmpadas de LED, que piscam a uma freqüência elevada para transmitir os dados.


Os computadores recebem um aparelho fotossensível capaz de captar impulsos luminosos e convertê-los novamente em informação. O caminho inverso é feito de maneira similar: lâmpadas localizadas no dispositivo ligado ao PC transmitem os dados novamente para a rede local. Uma lâmpada incandescente pisca cerca de 60 vezes por segundo e não se faz perceptível, e o que o LVX faz é modular essa freqüência para transmitir informações.
O conjunto com sensores e lâmpadas de LED desobstrui freqüências de rádio e, além de prover o acesso dos computadores à rede, as lâmpadas de LED garantem uma iluminação muito mais eficiente e consomem cerca de 36% da potência de um conjunto fluorescente. Atualmente, a velocidade máxima do sistema gira em torno dos 3 Mb/s, mas seus criadores esperam aprimorar o conjunto. O LVX começa a ser comercializado nos próximos dias.


Fonte: Baixaki

Nenhum comentário:

Postar um comentário