sexta-feira, 20 de maio de 2011

O que é uma Startup?

Você sabe o que é uma Startup? Tem certeza? O próprio conceito do termo é incerto.
O termo é antigo e significa inicialização, dar um passo inicial, ação ou processo que coloca algo em movimento. No mundo dos negócios, era utilizado para se referir a uma empresa que estava começando. Mas hoje, esse termo amadureceu.



Nem toda empresa que está em processo embrionário pode ser chamada de Startup. É preciso mais do que isso. Há divergências quanto ao seu significado, mas alguns pontos são mais relevantes.
Em 1º lugar, é preciso ter ideia inovadora ou, mesmo não sendo original, com uma nova abordagem. Deve oferecer algo novo, diferente. Também é uma empresa que está começando, não precisa sequer estar em plena atividade. Outras características essenciais são baixo custo e crescimento rápido.
Para se adequar ainda mais ao novo conceito de startup, Yuri Gitahy, especialista em startups, sugere a seguinte definição: "uma startup é um grupo de pessoas à procura de um modelo de negócios repetível e escalável, trabalhando em condições de extrema incerteza", Exame.com.
Ou seja, uma startup deve oferecer um serviço ou produto contínuo, que pode ser fornecido várias vezes. Por exemplo, um mesmo serviço de internet que é utilizado por milhares de pessoas ou um produto que está sempre disponível independente da demanda. E deve ser escalável, que significa aumentar a lucratividade (cada dia mais) sem mudar o plano de negócios da empresa.
A startup está diretamente ligada com: empreendedorismo, inovação, lucro, crescimento e mercado. Para iniciar uma startup é fundamental que antes todos esses pontos sejam analisados. O mercado, por exemplo, é grande? Está debilitado? Há um mercado novo que não está sendo atendido? São questões que devem ser pensadas desde o surgimento da ideia de uma startup.
Conhecemos diversas empresas que surgiram e cresceram graças as suas ideias inovadoras. Google, Facebook, Microsoft, Peixe Urbano e Ebay são só alguns exemplos de startups que hoje, já como grandes empresas, tem grande força no mercado em que atuam.
Sim, essas empresas já não são chamadas de startups. Pois a partir do momento em que uma empresa se aperfeiçoa ao ponto de ser escalável, oferecer um serviço repetível e se solidificar no mercado, deixa de ser startup e passa a ser uma grande empresa.
Uma outra coisa é comum entre startups, capital de risco. Para por em prática sua idéia, seu projeto ou seu negócio que ainda não saiu do papel, será preciso um investimento inicial. Em muitos casos a ajuda vem de capitalistas de risco ou investidores anjos, termo pouco conhecido mas bastante difundido no mundo dos negócios, que procuram boas ideias para investir seu capital.

Entendeu o conceito e como funcionam as startups? Participe escrevendo nos comentários!

Um comentário:

  1. Muito bom, claro, objetivo, nao mto formal, o que ajuda no entendimento do assunto, aprovado! xD

    ResponderExcluir