sexta-feira, 5 de agosto de 2011

Segurança na Internet


Você sabe criar suas senhas? E o que é Engenharia Social? Já ouviu falar em malwares? Não? Pois saiba que essas são umas das três coisas importantes que você deve conhecer, quando se trata de segurança da informação no seu computador e na Internet. Você não iria querer que suas senhas de logins fossem utilizadas por terceiros, principalmente para algo malicioso. Nem iria querer danificar seu computador ou comprometer os arquivos essenciais do sistema, ao ponto de serem apagados, e muito menos que seus dados de contas bancárias (como número da conta e senha, por exemplo) fossem repassados e utilizados por terceiros.
Com isso, o CGI.br (Comitê Gestor da Internet no Brasil) foi criado “para coordenar e integrar todas as iniciativas de serviços Internet no país, promovendo a qualidade técnica, a inovação e a disseminação dos serviços ofertados.” Esse comitê possui um Centro de Estudos, Respostas e Tratamentos de Incidentes de Segurança do Brasil, o CERT.br, que criou uma Cartilha de Segurança para Internet, contendo recomendações e dicas sobre como o usuário pode aumentar a sua segurança na Internet. Nada complicado, é de fácil entendimento, mas se ainda assim você achar difícil, o CGI.br produziu quatro animações em vídeo, que contam a história da Internet, de forma simples e divertida, informando e esclarecendo sobre os perigos que os usuários estão expostos.
Explicam o que é Spam, o que são códigos maliciosos, como funciona um firewall (desenharam um muro com braços em formas de chamas), e mostram ao usuário como se proteger de ameaças e navegar com mais segurança na rede. Eu recomendo que se assista os vídeos, mas que também seja lida a cartilha (principalmente se você quiser saber as respostas das perguntas lançadas no início do post), pois aprender nunca é demais. E principalmente, como prevenir é melhor do que remediar, aumentar a sua segurança na Internet pode ajudar a evitar problemas futuros.

Seguem abaixo as 4 animações criadas pelo CGI.br:

1- Navegar é preciso:

2- Os Invasores:

3- Spam:

e por último, mas não menos importante, 4- A Defesa:

That's all folks! o/

2 comentários:

  1. Conheço a muitos anos o CGI.br, já utilizei a cartilha e também as pesquisas que são realizadas todo ano sobre as TICs no Brasil. É muito importante e muito enriquecedor o trabalho realizado por eles.
    Gostei do post! =]

    ResponderExcluir