terça-feira, 9 de agosto de 2011

Desvendando Redes de Computadores #1

Desvendando Redes de Computadores #1

Em uma definição simples e de fácil entendimento, uma rede de computadores seria uma ligação entre eles permitindo dessa forma uma comunicação de dados. Um clássico e grande exemplo de uma rede de computadores é a Internet.
Mas o que é a Internet? Não podemos defini-lá com uma única frase, visto que ela é muito complexa e está sempre mudando, tanto no que se refere a componentes de hardware e software, quanto aos serviços que oferece. No geral, imagina-se que a Internet seja uma rede unificada, mas ela não é. Apesar de operar como uma, ela é composta por várias tecnologias de redes, pois nenhuma tecnologia isolada é suficiente para todos os usos.

Para explicar melhor o que é redes, vamos descrever a Internet em detalhes (componentes básicos de hardware e software), e descrevê-la como uma infra-estrutura de rede que provê serviços para aplicações distribuídas.

Há pouco tempo atrás, os equipamentos que constituíam a rede mundial de computadores (Internet) eram basicamente PCs tradicionais de mesa, estações de trabalho com sistema Unix (Linux) e os chamados servidores que armazenam e transmitem informações. Na verdade, usar o termo rede de computadores já está começando a soar um tanto desatualizado, devido ao grande número de equipamentos não tradicionais que está sendo ligados à internet.
Existem os chamados sistemas finais ou hospedeiros, que são todos os componentes não tradicionais da Internet, como agendas digitais (PDAs), TVs, computadores portáteis, telefones celulares, automóveis, equipamentos de sensoriamento ambiental, telas de fotos, câmeras Web, etc. Sistemas finais são conectados entre si por enlaces (links) de comunicação. Existem muitos tipos de enlaces de comunicação. Em um próximo post abordaremos essa questão e muitas outras.

Nenhum comentário:

Postar um comentário