quarta-feira, 17 de agosto de 2011

Cluster #2

Tipos de Cluster


Cluster Beowulf

É voltado à computação paralela, e foi idealizado por pesquisadores da NASA em 1994 com a finalidade de processar as informações espaciais. Diferente de outros tipos empresariais e mais específicos, o cluster do tipo Beowulf não exige uma arquitetura específica, muito menos máquinas homogêneas. Além disso, ele possui as seguintes características:
- Conexão dos nós (computadores) pode ser feita por rede do tipo Ethernet;


- Possuí um ou mais nós mestres (servidor ou front-end) para controlar a distribuição de tarefas e processamento, como também monitoração de falhas;
- Sistema operacional é baseado em código aberto (baseado em Linux) e precisa conter todas as ferramentas necessárias para a configuração do cluster;
- Podem ser usados computadores comuns;

Cluster para Alta Disponibilidade (High Availability (HA) and Fallover)
Esse modelo de cluster é construído com a finalidade de prover de forma ininterrupta disponibilidade de serviços e recursos usando da redundância implícita ao sistema. De forma geral, esse cluster funciona da seguinte forma: se um nó vier a falhar (failover), as aplicações ou serviços deste nó, estarão disponíveis em outro nó.
Este tipo de cluster é utilizado para base de dados de missões críticas, correio, servidores de arquivos e aplicações.
• Cluster para Balanceamento de Carga (Load Balancing)
Este tipo de cluster distribui o tráfego entrante ou as requisições de recursos provenientes dos nodos que executam os mesmo programas entre as máquinas que compões o cluster. Em outras palavras, todos os nós são responsáveis por controlar os pedidos, se um nó falhar, as requisições são redistribuídas entre os nós disponíveis no momento.
É o tipo de cluster muito utilizado na internet em servidores de e-mail, comércio eletrônico e em sistemas de lojas.
• Cluster Combo ou de Combinação HA & Load Balancing
Como o próprio nome já diz, esse tipo de cluster combina as características dos clusters de Alta Disponibilidade e do cluster de Balanceamento de Carga, aumentando desta maneira a disponibilidade e a escalabilidade de serviços e recursos.
Estes tipos de clusters são muito utilizados em servidores web, mail, news ou ftp.
• Processamento Distribuído ou Processamento Paralelo
Este modelo de cluster aumenta a disponibilidade e o desempenho para as aplicações nas grandes tarefas. Ele age dividindo uma grande tarefa, em tarefas menores que são distribuídas aos computadores componentes do cluster. É geralmente associado ao cluster do projeto Beowulf, já que ambos são usados para computação científica ou análises financeiras.


Um comentário: