sexta-feira, 9 de setembro de 2011

Tutorial: Como colocar várias imagens no plano de fundo do Ubuntu

Olá, hoje vou ensinar como colocar várias imagens para serem exibidas no plano de fundo do Ubuntu (estou utilizando o Ubuntu 10.04), sem ter quer trocá-las todo o tempo, da mesma forma que o Windows 7 faz, alterando a imagem de background após passado alguns segundos ou minutos. Isso não é novidade para o Ubuntu, não sei no seu, mas quando vamos em Alterar Plano de Fundo, ele oferece uma apresentação de imagens automática. O processo aqui é parecido.
Para isso iremos usar o programa Wallpapoz, que pode ter seus pacotes baixados gratuitamente AQUI.
Primeira coisa a fazer é selecionar as imagens que você deseja colocar como plano de fundo e, de preferência, salvá-las numa pasta separada. Assim fica mais fácil de localizar.
Feito isso, faça o download dos pacotes necessários em extensão .deb, e em seguida siga as instruções abaixo para a instalação:

1- Após o download, dê dois cliques sobre o arquivo.deb baixado.


2- Em seguida, irá aparecer uma janela do Instalador de Pacotes do Debian. Clique em “instalar pacotes” e pronto, o Wallpapoz versão 0.4.1 será instalado.

Para utilizar e configurar:

1- Vá no menu Aplicativos/ Acessórios/ Wallpapoz.

2- A seguinte janela será aberta:

3- Clique no menu Editar (o programa está em espanhol, mas é de fácil compreensão)/ Preferências e irá aparecer a seguinte janela:

4-Caso deseje alterar o tempo padrão de 5 minutos, faça alteração e clique em OK:

5-Agora, clique no botão Agregue Archivos (para selecionar várias imagens), ou em Agregue Carpeta (para selecionar uma pasta). Selecione suas imagens ou pasta e clique em OK.

6- Por fim clique em Guardar (salvar) e em seguida Reiniciar, para que o programa comece a rodar.

Pronto! Agora você pode ter o mesmo recurso do Windows 7 no seu Ubuntu. Se você tem uma boa percepção, vai notar que nas imagens usadas nesse tutorial, onde aparece o plano de fundo do Ubuntu, não é sempre a mesma imagem. É que eu já estava usando o programa, e quando tirava um screenshot da tela não era mais a imagem anterior.

Espero que tenham apreciado!

Até a próxima! xD

2 comentários: