sexta-feira, 22 de outubro de 2010

Campus Party – A maior LAN party do mundo!

O Campus Party é, sem dúvida, um dos maiores eventos de tecnologia do planeta. De acordo com o site oficial do Campus Party BR, “o Campus Party é considerado o maior evento de inovação tecnológica, Internet e entretenimento eletrônico em rede do mundo”. O nome veio do conceito de LAN party, que são eventos onde as pessoas levam seus computadores para jogar em redes locais (LANs). Mas atualmente esses eventos estão bem mais amplos, e englobam diversas áreas relacionadas a tecnologia e informática.

O Campus Party surgiu na Espanha (onde o evento acontece todo ano, desde 1997). Tornou-se tão mundialmente famoso que se estendeu a outros países, como Brasil, Argentina, Colômbia, México, e estará acontecendo nos EUA em 2011.

O Campus Party Brasil é realizado na cidade de São Paulo desde 2008, e terá mais uma edição no ano que vem, entre os dias 17 e 23 de janeiro, sendo ainda no Centro de Exposições Imigrantes. O evento será dividido em quatro grandes zonas, sendo elas: Ciência, Criatividade, Inovação e Entretenimento Digital – cada qual com suas respectivas áreas, mas não se assuste, pois os participantes podem circular livremente entre elas. Cada área tem uma equipe, com um coordenador, que será responsável por organizar as palestras e demais atividades daquela área. Na Zona de Ciência, temos as áreas de Astronomia e Espaço, de Modding e Eletrônica e a de Robótica. A Zona de Criatividade engloba as áreas de Design, Foto e Vídeo, Mídias Sociais e Música. A Zona de Inovação é dividida em Desenvolvimento, Segurança e Redes e Software Livre. A Zona de Entretenimento Digital traz a área de Games e a de Simulação. Além disso, o evento é dividido em duas Áreas de Circulação: a 1, constando a Arena, Lazer e Serviços (onde fica o camping); e a 2, com a Expo, o Campus Futuro (tem esse nome devido a possibilidade de se ter contato com as novidades tecnológicas que prometem revolucionar o mundo) e a Praça de Alimentação.

O evento aumentou a quantidade de inscrições para 6500, ou seja, 500 participantes a mais. E nessa próxima edição estarão presentes Steve Wozniak (co-fundador da Apple), Al Gore (ex vice-presidente dos EUA), Ben Hammesley (Editor da revista Wired). E recentemente o site da Info lançou a notícia de que Jon Maddog (diretor executivo da Linux Internacional) também se fará presente nesta edição.

De acordo com a matéria da Folha Online sobre os dez principais eventos de tecnologia do planeta, o Campus Party aparece em 5º lugar do ranking Público (com um público de 124.000 pessoas em 2009).

Para participar desta maravilha, é necessário acessar o site http://www.campusparty.com.br, cadastrar-se e inscrever-se no evento. A inscrição com barraca de camping custa R$150,00 e sem barraca, R$130,00. Maiores informações acesse: http://www.campus-party.com.br/2011/o-evento.html. E aqui seguem algumas dicas importantes para os campuseiros: http://campuseiros.com/dicas-para-o-campus-party-2011/#more-632 , http://blog.corujadeti.com.br/dicas-para-quem-ira-a-campus-party-brasil-2011/ e http://tinyurl.com/22qbevh.

Divirtam-se!

2 comentários: