quarta-feira, 6 de outubro de 2010

Instalação do emulador de Mainframes z/OS (x3270) da IBM no Ubuntu Linux

O x3270 é um emulador de terminal 3270 da IBM. Permite acesso à interface do mainframe z/OS, através de uma conexão TELNET. É multiplataforma, com versões para Linux, Windows, Mac OS e Solaris. Saiba mais: http://x3270.bgp.nu/index.html
Apesar dessa instalação ter sido realizada no Ubuntu 9.04 (Jaunty Jackalope), deverá funcionar nas outras versões do Ubuntu, tal como em outras distros baseadas no Debian.
Dois motivos me levaram a criar esse tutorial. Em primeiro lugar o Concurso Mainframe Brasil 2010 da IBM, que utilizará exatamente o emulador de terminal 3270. E em segundo a dificuldade encontrada na instalação de programas no Linux, quando é necessário usar o terminal.
Encontrei um tutorial no Viva o Linux, da instalação do mesmo no Debian Lenny, que me ajudou na instalação no Ubuntu. Vou tentar detalhar um pouco mais alguns passos, além de adaptar alguns comandos. Vamos à instalação!

O primeiro passo é baixar o pacote correto. Entre no link http://x3270.bgp.nu/download.html e faça o download do Source Code, que é a suíte completa do x3270, um arquivo .tgz.
Ao terminar o download, extraia o arquivo .tgz em uma pasta, clicando com o botão direito e escolhendo "Extrair aqui". Dentro da pasta terá vários emuladores. A pasta que iremos utilizar é a x3270-3.3. Dentro dela, na pasta html, você encontrará a documentação do x3270 em arquivos .html.
Agora abra o Terminal. Em Aplicativos>Acessórios. Verá a linha de comando em modo de usuário, :~$ , não entre ainda em modo root #. Pela linha de comando, vá até a pasta que você extraiu o emulador.
Se estiver na área de trabalho será: cd Desktop/ ; cd suite3270-3.3.11ga6-src/ ; cd x3270-3.3/ Uma dica é que você não precisa digitar o nome todo do arquivo ou pasta. Sempre que o nome for grande, digite apenas o início e aperte a tecla Tab. No nosso caso: Des, suit e x32. Mas se houverem nomes com início igual, o terminal não escolherá por você!
Pronto, já está na pasta onde executaremos a instalação.
Veja se tem a biblioteca libx11-dev instalada, com o comando: sudo apt-get install libx11-dev
Sempre que usar o comando sudo, coloque sua senha em seguida, pois é um comando para usuário root. Se não aparecer "libx11-dev já é a versão mais nova" você deve aceitar a instalação.
Agora entre com o comando ./configure e espere a linha de comando aparecer novamente. Se precisar, coloque o sudo na frente.
Agora verifique se tem esses componentes instalados: sudo apt-get install xutils-dev ; sudo apt-get install libxt-dev ; sudo apt-get install libxaw7-dev ; um de cada vez, seguindo os mesmos passos da instalação da biblioteca libx11.
Agora use o comando: sudo make depend
Se deu algum erro, refaça todos os passos desde o início!
Agora use o comando ./dryrun.
Terminando a instalação: sudo make ; sudo make install ; sudo make install.man ; um de cada vez.
Pronto! Agora para abrir o programa basta digitar Alt+F2, digitar x3270 e clicar em "Executar".
Se quiser pode criar um atalho, como eu fiz. Clique na barra de atalhos (painel) com o botão direito e entre em "Adicionar ao painel...", depois em "Lançador de aplicativo personalizado". Vai aparecer uma janela "Criar lançador". Coloque o nome, pode ser "Emulador x3270" e no "Comando" coloque x3270 . Se quiser pode também escolher um ícone, clicando na imagem do ícone padrão no lado esquerdo. Depois dê OK.

Espero que o tutorial tenha ajudado. E boa sorte aos participantes do Concurso Mainframe Brasil 2010!

4 comentários:

  1. Muito interessante, meio complicado de entender, mas isso é só pra quem não usa linux, de resto, muito bom! continue assim , tem futuro ;*

    ResponderExcluir
  2. Po, to usando o x3270 no windows mas consegui instalar no meu kubuntu. legal o tuto!

    ResponderExcluir
  3. Muito Bom o tutorial,foi de grande ajuda!

    ResponderExcluir
  4. Parabéns!
    Graças a sua ajuda consegui instalar a versão mais nova.
    suite3270-3.3.12ga11

    Abraços e Tudo de ótimo.
    T+

    ResponderExcluir