segunda-feira, 25 de outubro de 2010

Informática aplicada à saúde

Um erro comum entre os estudantes e os profissionais de TI é considerar o estudante e profissional da área de saúde um completo ignorante com relação à tecnologia. É fato que eles possuem menos domínio na área, mas não significa que não possuem nenhum conhecimento.

Nos cursos de saúde existe uma disciplina chamada Informática aplicada à saúde, que possui o propósito de capacitar os estudantes da área para o uso da tecnologia. Mas na realidade não é bem isso que acontece na maioria das vezes. O que realmente é visto, são dicas de formatação no Word, Excel e outros programas básicos (em sua maioria do Windows).



Em minha opinião, o que deveria ser mostrado nesta disciplina são os diversos softwares existentes para cada área e se possível ensinar aos acadêmicos a utilização de cada um. Para a Fisioterapia, por exemplo, existem softwares que auxiliam na anamnese do paciente, softwares que fazem TFM (Teste de Força Muscular), até softwares que simulam pacientes com doenças cardiovasculares e os possíveis tratamentos escolhidos.

Infelizmente a segregação é imensa. Se as duas áreas (saúde e informática) passassem a trabalhar juntas com maior freqüência, os benefícios para a população seriam imensuráveis. Um caso clássico para ilustrar minhas palavras é o do portador de um severo comprometimento motor, que com ajuda da fisioterapia e de softwares como o BRAIN (um programa que além de possibilitar a comunicação através de qualquer sistema de comunicação gráfico-visual e redação de textos, permite um bom controle do ambiente pelo usuário, que pode ligar um aparelho de TV, rádio, acender a luz, abrir um trinco de porta, atender telefone, etc.) e de pranchas computadorizadas, conseguiu sua independência, podendo freqüentar a faculdade e hoje estar empregado.

Uma proposta de melhoria para ambas as áreas seria o trabalho em conjunto, como as equipes multidisciplinares que existem na área de saúde, pois a mesma ainda possui uma grande carência de softwares e equipamentos. E a área de TI possui recursos e pessoal capacitado nessas ferramentas. Ambos sairiam ganhando.

2 comentários:

  1. Muito interessante Mila! Eu concordo que deva haver mais interesse no trabalho em equipe de ambas as áreas, os resultados com certeza serão satisfatórios.

    ResponderExcluir
  2. Existem muitos trabalhos na nossa área que são voltados para a área de saúde. Desde sistemas para gerenciamento de clínicas, a softwares e aparelhos que são utilizados pelos profissionais de saúde para tratar seus pacientes.
    E realmente vemos que o trabalho em conjunto, das duas áreas, é muito mais eficiente.

    ResponderExcluir