terça-feira, 2 de novembro de 2010

Entenda o que é Engenharia de Software

Para entendermos o que vem a ser a Engenharia de Software, primeiramente precisamos saber o que são os softwares. Softwares são programas de computador que contém diversas funções específicas, que são interpretadas pelo processador, resultando no comportamento desejado, ou seja, naquilo para que foram designados. Para serem compreendidos pelo processador, é necessário que os mesmos estejam em linguagem de máquina. Existem dois tipos de softwares: os de sistema (o BIOS dos PCs, drivers de dispositivos, o sistema operacional) e os de aplicativo, que são destinados para o usuário poder concluir uma ou mais tarefas específicas. Hoje em dia, temos um novo tipo de software, os de serviço (também chamados de software web), que costumam ser gratuitos, não precisando instalar nada no computador e rodam direto na Internet (daí surge o conceito de “computação na nuvem”).

A medida que a tecnologia avança e o custo do hardware diminui, a informação passa a ser o recurso mais importante de uma empresa. Como o software é capaz de gerenciar a informação, o investimento na criação e suporte de um software passou a ser mais valorizado, tornando-se caro e ao mesmo tempo de suma importância. E para evitar que fossem desenvolvidos com baixa qualidade, surgiu a Engenharia de Software.

O cientista da computação alemão Friedrich L. Bauer definiu a Engenharia de Software como sendo “a criação e a utilização de sólidos princípios de engenharia a fim de obter software de maneira econômica, que seja confiável e que trabalhe eficientemente em máquinas reais”. Ou seja, a Engenharia de Software aplica os conceitos da ciência engenharia (construção, manutenção e análise) no desenvolvimento do software.

Por se tratar da parte prática da produção de um sistema de software, a Engenharia de Software é uma tecnologia dividida em camadas: processo, métodos e ferramentas. O processo de Engenharia de Software é o que une todas as outras camadas, e permite o bom desenvolvimento de softwares de computador. Os métodos fornecem a técnica de “como fazer” para construir softwares. Eles são divididos em um conjunto de tarefas (comunicação, análise de requisitos, modelagem de projeto, construção de programas, teste e manutenção). As ferramentas automatizam os processos e os métodos, melhorando a performance e agilizando o desenvolvimento do software.

Futuramente abordaremos sobre outros assuntos relacionados a Engenharia de Software. Até a próxima!

Um comentário:

  1. Uma ótima introdução à engenharia de software.
    É possível ver de forma objetiva e descomplicada o conceito de software, os tipos de software, o valor da informação, o porquê e o que é a Engenharia de software.
    Continue assim. =)

    ResponderExcluir