terça-feira, 5 de outubro de 2010

O que seria SI ou Sistemas de Informação?

Fazendo uma rápida busca, encontramos diversas definições, como:
1. Sistema de Informação é a expressão utilizada para descrever sistema, seja ele automatizado (que pode ser denominado como Sistema de Informação Computadorizado), ou manual (que abrange pessoas, máquinas, e/ou métodos organizados para coletar, processar, transmitir e disseminar dados que representam informação para o usuário e/ou cliente).
2. Descreve a área de conhecimento encarregada do estudo de Sistemas de Informação, Tecnologia da Informação e suas relações com as organizações. Neste contexto, esta disciplina é frequentemente classificada como uma Ciência Exata.
3. Refere-se a um curso de graduação cujo foco é o desenvolvimento e aplicação de Sistemas de Informação Computadorizados nas organizações. O conteúdo deste curso abrange aspectos técnicos, gerenciais e sociológicos."
Fonte: Wikipedia

Então, podemos entender que Sistemas de Informação pode ser um termo, uma área ou uma disciplina. É um termo que define um sistema organizado para receber, transformar e/ou transmitir dados, gerando assim o processamento e o armazenamento de informações. É a área que estuda os conceitos de Sistemas de Informação e suas devidas aplicações. É uma disciplina que dá ao aluno os conceitos da área, o entendimento do processo da tomada de decisão e as diferenças existentes entre os tipos de sistemas de informação.
Enfim, os Sistemas de Informação são de suma importância para o desenvolvimento das empresas e organizações, e estão cada vez mais presentes no dia-a-dia das pessoas, seja em casa, no trabalho e até mesmo nos ambientes de lazer.

Antes de encerrar o 1º post do blog, acho sensato explicar um pouco sobre o que iremos falar.
O blog abordará diversos temas relativos à área de Sistemas de Informação, tais como: segurança, TI, engenharia de software, sistemas operacionais, programação, administração, softwares e programas, entre outros. Casualmente falaremos também sobre tecnologia, atualidades, curiosidades e outros assuntos pertinentes à área.
Nosso principal objetivo é transmitir a informação. Posts poderão ser escritos em 1ª ou 3ª pessoa, dependendo se o post foi feito por um ou mais membros da equipe.

Um abraço!

2 comentários:

  1. Quero parabenizá-los pela iniciativa, ficou muito bom o blog, com conteúdo interessante e uma linguagem fácil de ser compreendida até por quem não é da área. Sucesso

    ResponderExcluir